sábado, 8 de dezembro de 2012

IGREJA LUTERANA TRANSFORMADA EM "CURRAL"


Há anos que estou indignado vendo em minha comunidade uma “Igreja” sendo usada como curral, não estou descrevendo de forma figurada, é literalmente curral, local onde se junta e acolhe o gado.

Estou me referindo a uma pequena Igreja, localizada no seio da comunidade do Pão de Ló no Distrito de Joatuba, Município de Laranja da Terra – ES. A igreja ao lado do cemitério, com suas formas que representam uma construção conservadora e clássica, internamente a famosa varandinha sobre a entrada, e a frente um altar e púlpito elevado de forma circular com acabamento em madeira. Acredito que a época quando foi construída, provavelmente teve também a sua pedra fundamental, que ainda deva estar ali enterrada, assim ficou para traz e ignorada a nossa história de vários casamentos, batizados, confirmações, celebrações natalinas, passagem de pastores e entre outros fatos que rondam as lembranças de cada membro daquela comunidade.

Tudo começou no inicio dos anos 80, a comunidade estava em largo crescimento, sentia-se a necessidade de construir uma igreja maior, foi então que esse descaso e desrespeito com a nossa historia começou. A diretoria da época resolveu então comprar uma nova área para construir a nova Igreja, fazendo então uma troca absurda, passando a antiga Igreja para o proprietário da nova área de terras onde seria então construída a nova Igreja.

A nova Igreja então é construída, sendo ignorado os traços e formas de Igrejas clássicas da época, ganhando uma nova forma plana, com telhado de metal, sem portal de entrada, nem torre, com aparência de prédio de escola publica, mas passou-se a ser a atual Igreja, e a antiga, o proprietário então a transformou absurdamente num “curral” para recolher o gado.

Tomo essa liberdade e atitude de levar ao conhecimento dos meus leitores, o fato acima descrito e peço que me ajudem a viabilizar uma forma de realizarmos uma campanha ou sensibilizarmos a comunidade para adquirimos a antiga igreja que foi transformada em curral e resgatarmos a sua história e ainda fazendo um trabalho minucioso de restauração, devolvendo a nação dos luteranos daquela comunidade o respeito aos seus antigos fundadores.