domingo, 12 de julho de 2009

A QUEM REALMENTE DEVEMOS CHAMAR DE "PILANTRA"?

Na ultima Sessão da Câmara Municipal de Laranja da Terra do dia 10/07, nós pudemos acompanhar a fala do Vereador Aderbal Holz, quando ao final de suas colocações usou a expressão “pilantra” no que se referiu ao ex-prefeito Cláudio Pagung.

É publico e notório o excelente trabalho realizado pelo então Prefeito Sr. Cláudio Pagung em suas gestões nos períodos de 1993 a 1996 e de 2001 a 2008, quando o nosso município teve grandes conquistas, graças ao esforço e trabalho do Pagung, que veio a ser confirmado através do voto popular, com a eleição de seu sucessor.

- Não podemos admitir o desrespeito da inoportuna colocação do Vereador Aderbal, pois se hoje podemos dar descarga em nossos banheiros livre do peso na consciência de que não estamos poluindo nossos rios, devemos agradecer ao trabalho e esforço a quem se chamou de “pilantra” pois o mesmo em sua gestão deixou o Município com quase 100% de esgoto tratado;
- Se hoje temos um Hospital, Fórum, Sede da Prefeitura, Prédio do CERUL em frente a Praça Carlos Tesch, Reforma e Ampliação de Prédios Escolares na Vila e em Sobreiro, Praça de Esporte e Lazer no Bairro Bela Vista, Praça na Sede do Distrito de Sobreiro e diversas Casas Populares, também devemos o agradecer;
- Se temos o privilégio de sair de casa e botar os pés na rua sem cair em valetas ou sujar de barro e poeira, inclusive o Nobre Vereador, também devemos o agradecer pelos diversos calçamento realizados nas ruas de nosso Município;
- Temos ainda de relembrar ao Nobre Vereador das varias obras inacabadas deixadas por outras administrações frustradas como: Ginásio de Esporte da Sede, quadras nas Comunidades da Perdida, Santa Luzia e Vila de Laranja da Terra, que o Pagung não exitou em acabá-las;
- Quantos cidadãos laranjenses que hoje se encontram com um diploma de nível superior debaixo dos braços, devido a iniciativa do Pagung que sempre fez o possível e impossível para garantir o transporte desses alunos a Colatina;
- Se temos maquinas(patrol), retro-escavadeiras, carregadeiras e caminhões caçambas para atender os nossos agricultores temos que o agradecer, inclusive o Nobre Vereador que já foi atendido com os referidos maquinários, não por questões políticas;

Não importa se os recursos vieram do Governo Federal, do Governo do Estado ou com recursos próprios do Município, o que vale é a força política e habilidade do Pagung em ter conseguido realizar tamanhos feitos.

Descreveria com todo prazer às diversas obras e conquistas realizadas pelo Pagung, mas as linhas disponíveis no meu blog não seriam suficientes.

Mas deixo aqui o meu convite, para o Nobre Vereador Aderbal, caso ele tenha dificuldade, pois são muitas as obras, para levá-lo a todas as localidades para mostrar o trabalho realizado pela administração do ex-Prefeito Pagung, da qual com muito orgulho fiz parte.

O pivô das discordâncias do Nobre Vereador, se o Pagung deixou ou não 3(Três) milhões para o atual prefeito fazer investimentos, é fácil de esclarecer, é só acessar o site do Governo Federal no Portal da Transparência que ali estão registrados todos os Convênios firmados com o Município pelo então Prefeito Cláudio Pagung ou se dirigir até o setor de Convênios da Prefeitura e verificar a existência ou não dos Convênios deixados para o atual administração do Prefeito Joadir Lourenço Marques.

AGORA VAMOS LÁ!
Tenho certeza que se alguns moradores do nosso Município fizessem determinados questionamentos ao Nobre Vereador Aderbal Holz, tenho convicção de que as respostas identificariam muito bem a quem caberia ser chamado de “pilantra”.

Um comentário:

  1. Prezado Carlos Jarske,

    Sou admirador de sua inteligência e do seu trabalho, sempre que posso leio seu Blog, e na sua postagem de 2009 lí um artigo sobre a "pilantragem" (e não estou criticando ninguém), friso que estou apenas fazendo um pequeno comentário, pois surgiu-me uma indagação, fiquei pensando, devemos buscar o interesse de quem governa ou de quem é governado? O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce ou a característica mais notável é que, o poder político, detém a exclusividade sob sua influência tratando-se da capacidade de se tomar decisões para toda a coletividade, Inclusive com a possibilidade de intervir, de modo imperativo, em todas as esferas possíveis de atividades e de encaminhar tais atividades aos fins desejados?

    Entendo que o poder executivo municipal não é só constituído pela figura do prefeito, já que conta com seu vice e secretários. Além do executivo, temos a Câmara Municipal, onde se concentram os VEREADORES, que fazem parte do poder legislativo da cidade, e acredito que os vereadores têm direito de se posicionarem RESPEITOSAMENTE, sobre quaisquer dúvidas a respeito de qualquer matéria pertinente a prefeitura, aliás, dever este que a CONSTITUIÇÃO FEDERAL lhe garante e lhe impõe, ou pelo menos em tese deveria ser exercido?

    Entendo também que entre o legislativo e o executivo é importante haver uma aliança com o prefeito, SEJA ELE QUEM FOR, principalmente, já que é necessária a aprovação dos vereadores para a realização dos seus projetos, bem como para se garantir a democracia deve haver uma relação ANTAGÔNICA, isto é óbvio e totalmente constitucional?

    A relação entre os dois poderes é uma via de mão dupla, já que para cumprir as promessas de sua campanha o prefeito precisa ter aprovação dos vereadores e esses precisam do apoio do prefeito para receber verbas que sustentam seus projetos comunitários.

    Ou será que quando o prefeito ganha a eleição ele remodela toda a configuração inicial? Pensei que fosse através desse apoio que o prefeito conseguisse concretizar seus objetivos e o vereador cumprir o que prometeu, mesmo que as ideias as vezes sejam RESPEITOSAMENTE, contrárias e as opiniões sejam diferentes.

    Sou novo neste ramo me corrija se estiver errado!

    Cordialmente,

    Moacyr Calmon
    PS.VISITE MEU BLOG: http://moacyrcalmon.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por participar!!!